sábado, 5 de junho de 2021

 5 de JUNHO – DIA MUNDIAL do AMBIENTE

Todos os anos, no dia 5 de junho, festejamos o Dia Mundial do Ambiente. É muito importante que cada um de nós dê o seu contributo para a proteção do nosso planeta.
O planeta Terra é o único onde podemos viver e cada um de nós pode e deve ajudar para que ele seja sempre e cada vez mais saudável.
Uma ajuda que está ao alcance de todos é a RECICLAGEM.
Este mês, no âmbito da iniciativa da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra – “Os escritores vão à escola” – vamos ter connosco o escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Na sua editora “Paleta de Letras”, ele editou 4 livros na coleção Reciclomania, que tem tudo a ver com a defesa do Ambiente e do Planeta Terra.
Convidamos-te a conhecer o autor e esta coleção de livros, através dos vídeos que partilhamos a seguir. Merecem a tua atenção! 

Clica na imagem abaixo para veres e ouvires o Pedro Seromenho a falar sobre a coleção Reciclomania.

 
Poderão personagens de papel e cartão viver uma história de amor e paixão? Esta é a pergunta que atormenta a Felismina Cartolina e o João Papelão. Filhos de reis inimigos, recorrem aos amigos (quadrículas, mapa e irmãos fotocópia) para encontrarem uma resposta. Entra neste livro, viaja e descobre!

Clica na imagem abaixo para veres e ouvires o Pedro Seromenho a contar a história da Felismina Cartolina e do João Papelão.

Chico Fantástico é um super-herói de plástico que, um dia, viaja até ao reino da Poliméria onde as casas e os castelos são feitos de alguidares e bidões e os telhados e as torres são vasilhas e boiões. As flores não murcham, a chuva não molha e os habitantes, que se chamam polímeros, têm cara de poucos amigos. Algo de terrível está prestes a acontecer!


Clica na imagem abaixo para veres e ouvires o Pedro Seromenho a contar a história do Chico Fantástico.

Era uma vez um circo onde os leões mecânicos, os trapezistas flutuantes e os cuspidores de fogo faziam, por assim dizer, um espetáculo de outro mundo! Ficava no planeta Bateria, onde todos funcionavam a pilhas exceto o palhaço Avaria. Certo dia, as luzes apagaram-se, a música parou e o circo acabou! O que terá acontecido?!

Clica na imagem abaixo para veres e ouvires o Pedro Seromenho a contar a história do palhaço Avaria. 

Era uma vez uma garrafa partida no coração que se chamava Maria Botelha. Sentia-se velha, cansada e vazia até que, um dia, alguém pegou nela e levou-a até a um vidrão. Assim começa a sua viagem pelo mundo da reciclagem. Será uma aventura inesquecível! Desta vez, para conheceres a história da Maria Botelha, lê o livro que se encontra na Biblioteca. Diverte-te e aprende a ler mais!

Encontras os textos escritos a cores na editora Paleta de Letras, em: https://paletadeletras.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!